Celebração

Os 15 anos de um símbolo da cidade do doce

Personagem da Fenadoce também se tornou representação e parte da paisagem urbana de Pelotas

Foto: Carlos Queiroz - DP - Formiga se tornou símbolo do município

A Fenadoce deste ano marca também o aniversário de um símbolo do evento tão importante quanto o doce de Pelotas. Junto com a 29ª edição do evento, a simpática formiga que chama a população e os turistas a contemplarem a cidade do doce completa 15 anos. A personagem que tem como um dos propósitos tornar a feira mais lúdica foi tão bem recepcionada pelo público que se tornou mascote da cidade, representada por esculturas espalhadas por diversos pontos turísticos.

A primeira aparição foi na 16ª Fenadoce, quando o banner de divulgação do evento ganhou um novo personagem que contracenava com o quindim. A ideia do símbolo surgiu devido a uma necessidade constatada pela agência Insight/Incomum, que assessorava o evento na época. Com o propósito de criar identificação das pessoas que apreciam doce com a cidade de Pelotas, o primeiro projeto tinha o intuito de criar formigas gigantes, com cerca de dez metros de altura, que seriam colocadas em pontos de acesso ao Município. "Como se a cidade estivesse atraindo as formigas. Claro que isso seria algo faraônico de ser feito, então logo essa ideia caiu por terra", conta o diretor de criação da agência, Daniel Moreira.

Para dar continuidade à implementação do mascote, a idealizadora da formiga, Daniela Pierobom, adaptou a criação, inspirada na CowParade, evento em que esculturas artísticas em formato de vacas pintadas com diversos tipos de obras são espalhadas por cidades do mundo todo. Assim como na parada, em Pelotas as formigas seriam feitas de fibra de vidro e colocadas em espaços públicos para integração das pessoas com as obras. "Não foi fácil a ideia das formigas serem aceitas pela CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas] Fenadoce, tinha muitas críticas ao símbolo, era praga, inseto", recorda Daniela.

Além da associação comum ao doce, ela explica ainda que o animal foi escolhido por ser caracterizado pela organização de trabalho em equipe. "É tudo que simboliza a Fenadoce." Já Moreira diz que a ideia de tornar os mascotes modulares tornou as esculturas mais práticas e baratas. Na época, as primeiras formigas, assim como as vacas, eram pintadas com diferentes referenciais culturais e, além da adesão de artistas, os comerciantes poderiam custear uma cota para ter uma das esculturas com artes em referência aos estabelecimentos.

"É um filho que está no mundo, que cresceu e tem vida própria", define Daniela ao falar sobre os 15 anos de existência do personagem. Já o diretor de criação complementa ao afirmar que, para a agência, é gratificante ter autoria da criação do ícone de Pelotas.


Aprovação do poder público
A formiga como símbolo do Município é ratificado pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). A gestora relaciona a figura lúdica com o objetivo atual para a cidade: "tornar Pelotas a cidade das crianças, quer dizer, de dialogar com o universo infantil, com o imaginário infantil e também com o imaginário adulto", diz. A prefeita ressalta ainda que a personagem cumpre com habilidade a função de representar a feira do doce. "Ela conseguiu simbolizar tudo o que a Fenadoce representa, conseguiu se associar ao longo desses 15 anos com a Fenadoce e a tradição doceira de Pelotas de uma forma extremamente simpática."


Atração infantil

"O meu filho de 15 anos tirou uma das primeiras fotos com a formiguinha", diz Márcia Rodrigues. Ela conta que, quando as formigas surgiram e foram colocadas na praça Coronel Pedro Osório, levou o primogênito ao local para registrar o momento. Agora, faz fotos do caçula na escultura que enfeita o Mercado Público de Pelotas. "As crianças adoram."

Sucesso de vendas
Na loja de souvenires localizada no Mercado Público, não faltam opções de produtos com referência ao Município. No entanto, como ressalta a vendedora Luciana Moreira, os itens com as formigas são os mais vendidos. "São as formigas, pratinhos, canecas, camisetas, tudo com a formiga". Ela destaca ainda que a personagem em miniatura de borracha é o mais procurado pelos turistas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sanep garante ETE Novo Mundo para o primeiro semestre de 2024 Anterior

Sanep garante ETE Novo Mundo para o primeiro semestre de 2024

Fenadoce inicia com bom público Próximo

Fenadoce inicia com bom público

Deixe seu comentário